Dentística / Estética

Dentística ou odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, facetas e restaurações estéticas. O seu principal foco é a estética aliada à função e saúde oral.

Periodontia

Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (osso e gengiva) O tártaro é formado pelo depósito de placas bacterianas sobre a superfície dental que reagem quimicamente com fosfato de cálcio da saliva, originando uma camada endurecida sobre os dentes. Deve ser removida pelo dentista e pode ser prevenido pela escovação e uso do fio dental.

gengivite é uma inflamação dos tecidos gengivais que circundam o dente. Geralmente é precedida pela placa bacteriana no sulco gengival. Pode ser evitada com a boa escovação e uso do fio dental.

periodontite é a inflamação que atinge o periodonto, provocando a destruição da gengiva e do osso responsável pela fixação do dente. Com sua evolução há o amolecimento do dente devido à perda óssea o que pode evoluir para a perda dental.

A falta de higienização adequada também pode comprometer a saúde da gengiva. Um dos primeiros sintomas de que ela está com algum problema é a presença de inchaços, cor avermelhada e sangramento durante a escovação. Esses são sinais de gengivite, ou seja, inflamação nessa região. “A gengiva é tão importante quanto o dente; para mantê-la saudável é fundamental, após a escovação, passar o fio dental corretamente entre as curvas dos dentes.” Se a gengivite não for tratada, a infecção pode avançar e comprometer as estruturas que sustentam os dentes. A gengiva começa a se soltar e a retrair (esta fase é chamada de periodontite). Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, às fibras de sustentação e ao osso. Para evitar maiores problemas no futuro, além da higiene bucal, o ideal é visitar o dentista de 6 em 6 meses.

Prótese Dentária

Para que o sistema mastigatório funcione adequadamente os dentes precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superiores e inferiores. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. Espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados. Quais os tipos de próteses que existe?

• Prótese fixa unitária ( coroas, núcleos, inlay, onlays..)
  • Parcial Fixa ou Ponte Fixa
  • Parcial Removível ou Ponte Móvel
  • Total Móvel ou Dentadura
  • Fixa ou Móvel sobre Implantes

Cirurgia

A cirurgia bucomaxilofacial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são por exemplo removidos dentes inclusos , cistos, lesões periapicais ou paradentais, implantes dentários, cirurgias para adaptações protéticas entre outras. As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam maiores cuidados.

Endodontia

A endodontia é uma das especialidades odontológicas que previne e cura as enfermidades na polpa dental. Em casos de enfermidade, o tratamento é remover o tecido mole chamado polpa quando esta se encontra infectada substituindo-a por material obturador. Além do tratamento de canal, a endodontia restabelece a normalidade dos tecidos pulpares por meio de curetagem pulpar, pulpotomia, pulpectomia ou por tratamento cirúrgico.Se houver necessidade de um tratamento endodôntico e este não for realizado, o dente pode evoluir com infecção radicular e disseminação para os tecidos circunvizinhos, ocorrendo a invasão de bactérias na corrente sanguínea (bacteremia), com possível sintomatologia dolorosa, inchaço, febre e drenagem intra ou extra-oral de coleção purulenta.

Ortodontia

A palavra significa a técnica de corrigir a posição dos dentes. Na prática, a ortodontia, aliada à ortopedia dento facial, são especialidades da odontologia que se preocupam com o ser humano como um todo, organismo e funções, não se atendo apenas à busca da estética. O paciente que apresenta dentes fora de posição, além do problema estético, quase sempre, tem também alguma dificuldade relacionada às funções de seu organismo, como por exemplo: respiração bucal e postura de língua prejudicada, além de dificuldade de higienização dos dentes. O nariz tem como importantes funções aquecer, umidecer e filtrar o ar que vai para os pulmões e, portanto, quando respiramos pela boca introduzimos neles ar frio, seco e sujo. A respiração bucal pode propiciar a entrada de elementos alergênicos no aparelho respiratório, além de causar disgnatias, pois, os músculos que atuam na abertura da boca, pressionam lateralmente as arcadas dentárias, impedindo que elas se desenvolvam normalmente.

Por outro lado, a respiração bucal resseca a boca, privando os dentes da proteção da saliva e causando deglutição atípica que, por sua vez, dá origem à mordida aberta. Um diagnóstico precoce é importante, pois quanto mais cedo se iniciar a correção dos possíveis problemas, mais fácil e abreviado se tornará o tratamento. Há algum tempo atrás se acreditava que a correção dento facial era privilégio de crianças e adolescentes. O avanço das pesquisas mostrou que resultados alentadores são obtidos em qualquer idade e, hoje, o atendimento é irrestrito em termos de faixa etária. Os pacientes adultos recebem atendimento, não apenas para resolver problemas estéticos, como correção de diastemas, mas também, para minorar sofrimento causado por disfunções orofaciais; para corrigir posicionamento dental, facilitando a adaptação de prótese dental; para extrusão de dente que se faz necessária quando é detectada fratura ou cárie abaixo da gengiva. Assim, o tratamento proporciona resultados abrangentes, associando a beleza do sorriso ao bem estar geral, que advém de um harmonioso funcionamento do organismo.

Implantodontia

Os Implantes são “raízes” artificiais instaladas (implantadas) no osso mandibular ou maxilar. Ao substituir as raízes dentais, possibilita a confecção de próteses sobre eles, permitindo a reabilitação estétca e funcional (mastigação), além de devolver qualidade de vida social ao indivíduo debilitado. Os implantes dentais proporcionam conforto e eficiência na mastigação, de forma similar aos dentes naturais, sendo superiores ao uso de próteses totais (dentaduras) e próteses removíveis. Na atualidade os implantes são fabricados com titânio comercialmente puro, de eficiência cientificamente comprovada.